As formas de interação com websites estão em constante evolução, cada vez mais voltadas para proporcionar aos usuários melhores experiências. Neste post falaremos sobre alguns aspectos em web design que deverão se confirmar como tendências na criação de sites para 2019.

Páginas mais seguras

Segurança é um item crítico na internet. Uma página que utiliza o certificado de segurança SSL constitui uma segurança a mais para seu usuário.

Ao informar seus dados pessoais ou bancários, o usuário tem a certeza de que eles estarão criptografados, dificultando a ação de hackers.

Em 2017 o Google anunciou que passaria a considerar o fator segurança na formação do ranking de seu mecanismo de busca, diminuindo drasticamente a chance de um site não seguro aparecer nas primeiras páginas retornadas.

Mais um bom motivo para trocar páginas HTTP por páginas HTTPS.

Páginas mais amigáveis

Os chatbots estão evoluindo rapidamente e incluí-lo em um site pode trazer inúmeras vantagens como:

  • Oferecer atendimento 24 horas, 7 dias por semana;
  • Auxiliar o usuário em sua jornada de compra;
  • Fornecer respostas em tempo real;
  • Abordar o usuário de forma proativa;
  • Fidelizar o cliente, proporcionando uma experiência personalizada na visita ao site.

Ainda na busca por uma melhor experiência de navegação, está saindo de cena o menu popularmente conhecido como hambúrguer, há tempos envolto em uma polêmica quanto às limitações que ele impõe ao usuário.

Páginas para todos os dispositivos

Mais do que tendências, sites responsivos estão se tornando obrigatórios. Os acessos à internet por dispositivos como tablets e smartphones já superam os acessos por desktops.

Sites responsivos também precisam ser rápidos. Cada vez menos os usuários aguardam por páginas que demoram a carregar, passando logo para a próxima na lista do buscador.

Três importantes recursos que facilitam a construção de sites responsivos e estão em alta são:

  • O uso do padrão Material Design: criado pela Google, sua simplicidade e praticidade acabam facilitando a criação de páginas responsivas;
  • O design modular: a quebra dos conteúdos em módulos independentes facilita a adaptação às dimensões de diferentes dispositivos. O Pinterest é um bom exemplo de página com design modular;
  • O site de página única: uma importante vantagem apresentada por esse design é a facilidade de navegação em dispositivos mobile.

O site de página única também é citado como vantajoso para uma melhor indexação para os mecanismos de busca, porém não há unanimidade quanto a isso.

Tendências visuais

Entre os recursos visuais dos sites podemos citar como tendências:

  • O uso de fontes artesanais: esse tipo de fonte dá um caráter personalizado ao texto, sendo por isso indicado em cabeçalhos, manchetes e logotipos;
  • O uso de fontes exclusivas: algumas empresas criam seu próprio padrão de fontes (ex.: a Coca Cola criou e usa a fonte TCCC Unity);
  • O destaque para vídeos e animações: para tornar a página mais dinâmica, vídeos que saltam à frente do texto e ocupam a tela inteira ou o efeito de cinematografia, as fotos com movimentos;
  • O uso dos botões fantasmas: é o minimalismo em web design; botões simples, com fundo transparente, fáceis de construir e extremamente eficientes na comunicação apresentada pela tela.

Concluindo, esses são alguns dos principais pontos que devem se apresentar como tendências na criação de sites para 2019.

Que tal criar o seu novo site conosco? Entre em contato.