Uma ferramenta muito interessante para divulgar o seu negócio, seja ele virtual ou com uma sede física, é um site. Hoje em dia tornou-se bastante comum a criação de um site para não apenas divulgar o seu produto ou serviço como também para apresentar a visão da sua empresa, seus valores, cultura além de funcionar como uma espécie de cartão de visita. Ou seja, a criação de um site é uma forma de deixar o seu público mais perto do seu negócio com apenas alguns cliques.

Porém, é importante destacar que a simples criação de um site sem quaisquer parâmetros, planejamento ou boa execução das ideias pode acabar gerando um problema ao invés de uma boa solução. Será preciso criar uma página na internet que reúna capacidade de interação com seu público alvo, que disponha de ferramentas interessantes de busca e, sobretudo, exponha as qualidades do seu negócio sem sufocar o usuário com muitas informações.

Uma série de erros básicos podem ser cometidos na criação de um site, principalmente se você não tem experiência na área e é a primeira vez que está recorrendo a essa ferramenta. Por isso, vamos destacar na continuação desse texto alguns erros comuns que devem ser evitados para que o seu site seja atrativo.

Identidade visual e layout

A identidade visual é um dos pontos mais importantes no processo de criação do seu site. É esse design que vai agradar ou não o seu público alvo. Como um dos principais objetivos aqui será a divulgação do seu negócio através de um site, então a aparência dele será muito importante.

O visual do seu site deve transmitir de forma clara quais as visões, missões e cultura da sua empresa. Dessa forma, deverá ser algo totalmente direcionado ao seu público alvo.

Além disso, o seu site será um dos principais meios de divulgar seus serviços e/ou produtos. Essa divulgação irá gerar cliques, reconhecimento, indicações da sua empresa e etc. Por isso, irá ajudar a sua página quanto ao redirecionamento nas buscas. Esses são alguns dos motivos de o visual ser tão importante na hora de planejar a criação da sua página.

Já quando o assunto é layout, estamos falando da organização do site em si. Ou seja, como combinar organização de informações com um visual agradável. Os principais erros aqui estão relacionados à sobreposição de informações, informações sobrecarregadas, fermentas de busca pouco efetivas e design gráfico demasiado complexo.

Para evitar os erros citados acima será importante dispor de menus organizados e intuitivos, de forma a facilitar a busca do seu cliente. A estrutura do layout deverá estar perfeitamente adequada ao design gráfico escolhido, as cores não devem se sobrepor umas as outras. Ferramentas e/ou elementos que atrapalham a leitura do usuário não devem existir em página alguma do site. As informações devem estar bem organizadas ao longo do site por categorias. As fontes utilizadas devem estar de acordo com o design, ou seja, devem ser de fácil visualização por parte de quem está acessando o site.

Por fim, não deixe de desatacar os contatos da sua empresa. Isso mesmo, essa é uma informação bastante valiosa e deve ser de fácil acesso. E aqui não estamos falando apenas de atingir os clientes, que podem querer tirar dúvidas, mas também possíveis interessados em participar ou contribuir com a sua empresa.

Originalidade

Cada empresa possui uma mentalidade diferente, um diferencial, uma forma de agradar o seu público alvo que as outras não têm. Ou seja, aqui estamos falando da marca. A marca da sua empresa deve ser algo único, original. Não é diferente quando o assunto é o site da sua empresa. Além de possuir um visual agradável ele também precisa ser original, ou seja, é preciso representar fielmente o seu negócio e o diferencial da sua empresa através do seu site. Caso seu negócio já possua uma logomarca conhecida, um visual já aceito pelo público, então esses elementos também devem estar presentes no seu site.

Não adaptar o site para uma versão mobile

Eis aqui um problema bastante comum: quem nunca acessou um site pelo computador e depois entrou na mesma página através do seu celular e se deparou com algo irreconhecível? Esse é um erro que não deve cometido de forma alguma hoje. É fato que grande parte das pessoas passa boa parte do seu tempo no celular. Ou seja, fazer uma adaptação do seu site para versão mobile é uma forma a mais de manter a divulgação da sua marca.

Abaixo seguem outras dicas de erros que não devem ser cometidos:

  • Hospedagem: esse é um tema muito importante, pois muitos preferem analisar apenas a questão econômica. A escolha de uma boa hospedagem para o seu site será crucial para evitar problemas relacionados à sobrecarga na página ou até mesmo site fora do ar.
  • Domínio: o domínio deve ser algo para facilitar a identificação da sua empresa e fazer com que o seu ciente ligue o nome diretamente ao seu negócio. Essa será a referência do site na internet, o seu endereço virtual, por isso, ao mesmo tempo em que deve ser simples também deverá ser original.
  • Riqueza de informações: ter um bom layout, um visual agradável e ferramentas de buscas eficientes serão algo irrelevante se o seu site não possui riqueza de informações, dados relevantes de forma a fazer com que seu cliente se sinta instigado a acessar o seu site.
  • Sem exageros: evite todo e qualquer tipo de excesso, pois até informação demais poderá desagradar às pessoas. Nada de imagens muito chamativas, cores contrastantes no visual, demasiadas ferramentas de interação, procure sempre por objetividade.