Criar um site é uma ótima forma de desenvolver uma identidade digital para a empresa. A presença na internet nos dias hoje é algo indispensável, pois milhões de usuários acessam a rede diariamente e para estar próximo dessas pessoas é preciso estar ativo no ambiente digital. Mas não basta simplesmente criar um site qualquer achando que isso já resolve todos os problemas. Essa ferramenta deve ser planejada, pois o resultado final terá que agradar e se identificar com o público alvo.

Dessa forma, de tempos em tempos é preciso considerar uma reforma no site. Seja para grandes mudanças ou melhorias sugeridas pelos usuários. Reformar o site e deixa-lo mais adequado as tendências é algo tão importante quanto manter a plataforma atualizada diariamente com o intuito de atrair engajamento por parte do público alvo. Um exemplo é um site simples, escrito apenas em código HTML e sem recursos visuais rebuscados era algo sensacional nos anos 90, mas hoje em dia isso já é coisa do passado. Apesar de cumprir a função de trazer informação para as pessoas ele dificilmente será capaz de manter a atenção dessas mesmas pessoas.

Além disso, é importante destacar que um site desatualizado, com design antigo e obsoleto pode prejudicar, por exemplo, as buscas e posicionamentos por meio do Google. Ou seja, se o site é utilizado para realizar vendas ele não será recomendado nas primeiras páginas mesmo quando o usuário pesquisar por um produto que está disponível no site de vendas da empresa. Esse é um prejuízo enorme para o negócio, pois recursos foram investidos no site para alavancar as vendas online e a plataforma não está sendo recomendada, pois encontra-se desatualizada e obsoleta.

Layout desatualizado

As características visuais de um site são de extrema importância para a experiência do usuário ao navegar pela plataforma. A parte visual bem como a estrutura do site em si são elementos indispensáveis para garantir com que as pessoas desejem continuar navegando no site ou voltar a acessar essa página futuramente. Além disso, são esses mesmos elementos que serão pontos importantes para garantir maior número de acessos por parte dos usuários, aumentar o tempo de permanência deles na página além do principal objetivo do site que é conversão de um visitante da página em um cliente, ou seja, fazer com que ele realize uma compra ao entrar no site.

Se o layout do site está desatualizado será muito difícil usufruir dos benefícios que foram citados acima. A parte visual do site deve acompanhar as atuais tendências do design gráfico em todo o mundo. O que é o contrário disso? Fontes desalinhadas com os demais elementos do site de forma extravagante, cores muitos fortes e que confundem o usuário, muitos textos e poucas imagens para interação com usuário além de estrutura com defeitos como é o caso de menus se sobrepondo a partes textuais e visuais.

Portanto, se o site da empresa possui alguns dos defeitos mencionados chegou a hora de começar as mudanças.

Mudanças na marca

O site da empresa deve sempre estar de acordo com a marca que ele está representando, pois ele é parte importante da identidade digital do negócio. Com isso, se a marca passou por mudanças recentemente também é preciso fazer mudanças no site para acompanhar essas mudanças.

Um exemplo simples desse tipo de mudança é quando as cores da empresa são alteradas. Essas cores também devem predominar no site do negócio para remeter a marca a qual ele representa. Com isso, as cores do site também devem passar por mudanças para estarem de acordo com o novo padrão.

Melhorias de funcionalidades e aspectos tecnológicos

O mundo da tecnologia sempre está em constante mudança. Dessa forma, inovações vão surgindo a cada dia e isso faz com que seja preciso acompanhar essas mudanças para manter o site atualizado e funcional para os usuários.

Um exemplo desse avanço é o fato de que bilhões de pessoas em todo o mundo possuem smartphones e acessam diariamente os sites de suas preferências por meio desses dispositivos. Mas a tela de um smartphone é diferente da tela de um computador ou notebook, por exemplo. Com isso, é preciso atualizar o site para que ele seja agradável em ambos os tipos de dispositivos. Esse é o conceito de responsividade, onde o site será criado e desenvolvido de forma que ele também pode ser navegado via smartphone sem que informações sejam ocultadas ou o layout seja distorcido.

Além disso, é preciso implementar ferramentas para acompanhar os resultados bem como a performance do site mesmo que isso exija algumas reformas no site. Tão importante quanto manter um site atualizado e com recursos tecnológicos interessantes é dispor das ferramentas para analisar a conversão de cliques em vendas, saber quantos clientes novos estão se cadastrando a partir de um novo conteúdo ou produto que foi disponibilizado, o número de vendas antes e depois de novas mudanças serem implementadas e etc. Tudo isso são métricas para analisar quais os investimentos e mudanças estão trazendo resultados positivos. Nesse caso, o Google Analytics bem como o SEO são excelentes ferramentas.

Apresenta lentidão

Um site pesado, lento e que demora muito para mudar de página ou entregar o resultado de uma busca para o usuário é um forte sinal de que chegou a hora de fazer mudanças. Os usuários estão acostumados com resultados instantâneos. Logo, se o site demora para entregar os resultados ele irá procurar outro site mais rápido e eficiente nesse aspecto.

Site lento e muito pesado significa perder usuários, pois eles sempre irão preferir sites mais rápidos. E perder usuários não é algo bom para um negócio que precisa fortalecer a marca por meio do site e vender através dele, por exemplo.

Dessa forma, está mais do que claro que acompanhar as mudanças e tendências do design gráfico bem como as ferramentas que podem ser implementadas no site é algo fundamental para a empresa. Como já foi destacado, o site é parte importante da identidade digital da empresa na internet. Se ele é lento e desorganizado a mesma sensação é repassada para a marca por trás dele e isso faz com que os usuários procurem melhores soluções na concorrência.