A criação de um site é hoje em dia algo bastante comum e uma tarefa quase que obrigatória para empresas que desejam exportar a identidade do negócio para a internet. Mas as empresas não são as únicas interessadas nessas ferramentas, pois blogs com conteúdos diversos, sites com dicas para o dia a dia e páginas com temáticas pra nichos específicos também são extremamente populares.

Portanto, é importante ter em mente que o site deve ser funcional, interativo e deve cumprir o seu papel final, seja para divulgar um produto online, para vender ou informar a respeito de notícias e fatos em todo o mundo. O site, principalmente no caso das empresas, é uma forma diferente de expandir o alcance do negócio, pois se trata de um novo canal de comunicação que está acessível para milhões de usuários 24 horas por dia.

Uma das primeiras dicas para construir um site de sucesso é focar em páginas leves e rápidas. Esse é um ponto bastante importante pois grande parte dos usuários costuma acessar as páginas por meio de um aparelho celular. Dessa forma, o site não pode ser pesado uma vez que nem todos os aparelhos possuem configurações top de linha. Além disso, o site deve ser responsivo, ou seja, capaz de funcionar tanto em uma tela de computador quanto em uma tela de celular. A experiência ao navegar no site deve ser a mesma, independentemente do aparelho que o usuário está utilizando.

Visando facilitar a navegação do usuário, é bastante importante que o site seja organizado tanto na parte do design quanto nas ferramentas. A navegabilidade do site é fundamental e ao organizar os conteúdos corretamente, isso será algo fácil de atingir. Dessa forma, uma boa prática é separar todo o conteúdo dentro do site através de menus e submenus. Optar por dividir as categorias e conteúdos de forma hierárquica é aconselhável, uma vez que isso irá facilitar as buscas dos usuários dento do próprio do site.

Recursos visuais devem sempre estar presentes no site e isso vai desde o design e layout da página até os conteúdos e recursos visuais que estarão fazendo parte das páginas. Fotos e imagens ilustrativas são itens essenciais e a utilização desses recursos é bastante variada, pois vai desde a ilustração em um artigo até a divulgação de um produto que será vendido. Por isso, elas devem passar por edição (se possível) e devem fornecer informações adicionais que não estão presentes no artigo ou na descrição do produto, por exemplo.

Além disso, é muito importante definir um layout geral e que estará presente em todas as páginas do site. A melhor prática nesse caso é definir o layout e deixá-lo presente em todo o site de forma a harmonizar a parte visual. Um layout diferente para cada página pode causar muita confusão. No caso de uma empresa, por exemplo, esse layout deve lembrar a identidade visual da companhia. Um layout harmônico e o design do site serão responsáveis por reforçar e divulgar a identidade da marca, aquilo que a difere dos seus concorrentes e das demais empresas.

Não adianta apenas possuir recursos visuais agradáveis, pois outra grande missão do site será proporcionar uma boa experiência de navegação para o usuário. Quanto melhor for essa experiência, mais bem ranqueado estará o site em relação aos parâmetros estabelecidos pelos buscadores, atraindo mais pessoas para acessarem o site. Além disso, uma experiência agradável ao navegar pelo site também será importante para garantir que clientes e usuários em geral retornem ao site.

E quando o assunto é uma boa navegação do usuário, não é possível deixar de lado um conceito importante como o UX (User Experience). A Experiência do Usuário é uma estratégia e um conjunto de ferramentas que visam através de ações disponibilizar o melhor conteúdo possível para os usuários. Outro objetivo dessa prática é garantir que esse conteúdo será consumido de forma agradável. Além de detalhes funcionais e práticos do site, o UX também irá trabalhar com o lado emocional dos usuários. Para que o UX funcione perfeitamente é preciso saber exatamente qual é o público-alvo, quais as suas demandas, o que a concorrência ainda não oferece para suprir essas demandas e, por fim, se o site entregou aquilo que o usuário buscava e se ele navegou com certa facilidade até encontrar o que queria.

Dessa forma, fica evidente que a criação de um site é algo indispensável atualmente, principalmente se esse site pertencerá a uma empresa e será um dos principais canais de comunicação com os clientes através da internet.

Além dos próprios clientes, também há milhões de outros usuários a serem alcançados diariamente. Só em 2019 o número de brasileiros utilizando a internet subiu de 67% para 70% da população, o que representa um universo de 126,9 milhões de pessoas. A previsão é que o número de internautas deve continuar aumentando em 2020.