Um site na internet vai muito além de uma vitrine virtual ou cartão de visitas, pois por meio de um bom planejamento é possível aumentar o posicionamento de sua empresa, engajar e tornar-se referência no nicho de atuação.

Para isso é importante ter uma estratégia bem desenvolvida no momento da criação de seu site.

Destacamos abaixo os principais tópicos que abrangem desde a concepção até a a manutenção de um website.

Determinar objetivos do site

Importante iniciar seu projeto estipulando as metas que deseja-se alcançar com o site, definindo se será para alavancar as vendas, gerar leads, aumentar engajamento ou até mesmo reter clientes.

Após a descrição dos objetivos, deve-se definir o conteúdo que será entregue e a frequência de postagem (estáticos ou dinâmicos), em um site institucional o conteúdo será no formato estático, já no formato e-commerce a inserção de conteúdo será dinâmica, pois sua frequência é maior.

Com essas informações acerca do conteúdo e frequência é possível distinguir qual tecnologia será mais indicada para a implementação.

Organização do site

Nesse momento é feita a verificação dos links e hierarquia da informação, onde são agrupamentos os conteúdos por assunto, como também a orientação das páginas por temas.

Design da interface

Agora chegou o momento de trabalhar o layout do site, nesta etapa são feitos ajustes alinhando a identidade visual e a funcionalidades para que se obtenha um site responsivo, ou seja, que o mesmo possa ser visualizado nos diferentes formatos de telas como tablets e smartphones.

Ter um layout de fácil navegação é primordial para que se possa garantir a melhor experiência para o usuário, fornecendo um ambiente intuitivo e de fácil usabilidade.

Implementação do site

Nesta fase o site receberá as funcionalidades, como a responsividade, passando de fato a ter interatividade.

O template contendo menu, cabeçalho e rodapé são inseridos neste momento da implementação, como também as técnicas de SEO  Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e instalados sistemas de análises de navegabilidade, conteúdo e usabilidade de sítios.

Após todas as verificações da implementação são definidas as configurações de hospedagem e domínio, e em seguida o site entra no ar de fato.

Manutenção

Para manter o site sempre atualizado é feito o gerenciamento de conteúdo e a avaliação de métricas, ou seja, a mensuração dos resultados alcançados. Em seguida com estes dados em mãos, faz-se a comparação de resultados com os objetivos traçados no início do processo.

Partindo desta análise são feitos reajustes no site e redefinições de estratégias.

O acompanhamento de resultados é uma importante ferramenta para saber quais serão as próximas ações a serem definidas.

Um dos principais fatores que influenciam na taxa de rejeição de um website é a desorganização nas informações e a falta de navegabilidade, o que torna a experiência do visitante cansativa e confusa, resultando no abandono da página.

Oferecer uma boa navegabilidade é essencial para atrair e reter clientes, caso seu site apresente alguma incompatibilidade é indicado fazer uma avaliação para verificar quais etapas precisam de reparos.